Notícias - Sucatas.com
Conectando você às últimas novidades em sustentabilidade.
Conectando você às últimas novidades em sustentabilidade.
Descoberta acidental de larva em colmeia promete revolucionar reciclagem de plástico no planeta
Enzimas da saliva de invertebrado quebram polímeros em pedaços menores, introduzem oxigênio e criam esperança para os cientistas
Entrevista | Raphael Hakime - R7
31/07/2024 - 02h00 (Atualizado em 02/08/2024 - 14h34)
Essa lagarta da foto acima criou uma nova esperança para a ciência: reciclar plástico de forma natural e em larga escala. Bem supérfluo ou mal necessário, o plástico desafia pesquisadores porque — além de infestar rios, oceanos e a terra e provocar a morte de animais e plantas — requer um processo complexo, caro e insuficiente para voltar a ser plástico e reduzir o irremediável impacto na natureza.
Descoberto por acaso, esse “bigato” possui uma enzima na saliva capaz de quebrar em pedaços menores e digerir os formatos mais complexos de plástico. A revelação do potencial da lagarta ocorreu no quintal da bióloga italiana Federica Bertocchini, que tem como hobby a criação de abelhas. Além de extrair mel, serve como distração para compensar as horas que passa trancada no laboratório.
PUBLICIDADE
Considerada praga por apicultores, a larva come de tudo e prejudica a evolução da colmeia. “Fui um pouco ingênua”, admite Bertocchini em entrevista ao R7. “Eu tinha o depósito em casa e estava retirando essa larva. Percebi que estavam fazendo furos no plástico. Fomos analisar e houve modificação química. O plástico estava quebrado. Foi aí que toda a história começou”, revela.
PUBLICIDADE |
Fonte: R7
Comentários:
Seu comentário foi enviado com sucesso!
Ocorreu um erro!